0% álcool, 100% branding
Como Tom Holland Transformou um Propósito Pessoal em uma Marca Global
Tudo começou quando Tom Holland, o astro de Hollywood que ocupa o cargo de Homem Aranha atualmente, decidiu ficar um tempo sem beber álcool. Durante o processo, percebeu que talvez existia um mercado pouco explorado no ramo das cervejas não alcoólicas. Tom então, juntou-se a um time de especialistas e fundou o que hoje conhecemos como BERO.
Em Julho, um relatório da OMS (organização mundial da saúde) estimou queda de consumo de álcool em todo o mundo. Convenientemente, o mercado global de cerveja sem álcool foi avaliado em mais de 34,1 bilhões de dólares em 2023 e continua crescendo, de acordo com relatórios da Statista e SkyQuest.
O cenário é perfeito para negócios como a BERO, e pra não perder a oportunidade, um investimento certeiro foi feito em branding e comunicação, e é sobre isso que vamos falar aqui hoje.
Posicionando a marca no espaço certo
A ideia da BERO é deixar aquele estigma de tratar a cerveja sem álcool como uma substituição, e se posicionar como produto premium que se adapta a diferentes ocasiões.
Alex Center, diretor de criação na Center (que é o estúdio que fez o projeto de branding da marca), disse em uma entrevista para o Creative Boom“: "estávamos determinados a evitar o sentimento de ‘prêmio de consolação’ frequentemente associado às opções de não alcoólicos”.
Essa ideia permeia a marca em todos sentidos, incluindo os rótulos que descartam o típico azul dos produtos não alcoólicos, apresentando um visual mais premium com detalhes em dourado. Além disso, a variedade de sabores oferecidos também reforça a mensagem de que é possível ter uma cerveja de alta qualidade e sabor marcante sem álcool.

Uma bela equipe de especialistas faz a diferença
Para idealizar essa marca, Tom não agiu sozinho: seu sócio nessa empreitada é John Hermann, que ficou com o cargo de CEO da marca. John tem mais de 20 anos de experiência com negócios, branding, marketing e inovação.
O resultado visual da marca também contou com os fotógrafos Jack Bool, que fotografou todas as imagens lifestyle da marca, e Graham Pollack, responsável por todas as fotografias de produtos. Além da fotografia impecável, é necessário também elogiar a direção de arte, que consegue através das fotos claras e diurnas, transmitir a aura de estar mais ligada com hábitos saudáveis como o esporte do que uma relação clichê do segmento com vida noturna e festas.
É claro que o próprio produto também merece um cuidado especial, então escolheram o experiente mestre cervejeiro Grant Wood, que ficou responsável pelo sabor.
Storytelling, narrativa e um nome extremamente criativo
Tudo foi pensado para fazer sentido com a história de Tom: o nome da marca é uma junção das palavras “BEER” e “HERO”, que faz uma clara alusão ao papel que o astro faz nos cinemas. As cervejas são fabricadas nos Estados Unidos, onde ele passou boa parte de sua vida trabalhando, mas o conceito está profundamente baseado nas suas raízes inglesas: as cores e nomes das cervejas são inspirados em lugares típicos de Londres, e até mesmo o peixe que é um dos símbolos da marca é uma referência ao brasão do distrito Londrino de Kingston Upon Thames, onde Tom nasceu.

Mesmo após o lançamento, a marca segue mantendo a essência da narrativa: o que fica nítido nesse vídeo onde o próprio Tom sai entregando pedidos pela cidade de Nova York, reforçando a imagem carismática e acessível que faz parte tanto da personalidade dele quanto da marca Bero.
💡 Para aplicar ainda hoje: O principal ensinamento da marca BERO para nós, Brand Makers, é que tudo se torna mais autêntico quando o negócio está ligado com o propósito pessoal do fundador. Depois de identificar esse propósito, escolher os melhores profissionais para acompanhar a jornada da marca e definir um posicionamento claro são elementos chave. Como sempre dizemos: uma boa marca é reflexo de uma boa estratégia.
📥 O que está rolando no nosso inbox:
O que as roupas de Donald Trump dizem sobre ele? Giuliny Shauer faz uma análise completa sobre o assunto.
Uma música que virou hit no TikTok consegue ligar Charlie Brown Jr. e Yeah Yeah Yeahs. Esse vídeo explica a conexão.
O nicho de wellness está em alta porque vende a solução ou porque vende o ritual? Yasmin Castelliano fala sobre isso aqui.
O que engaja mais: vídeos bem produzidos ou conteúdo com “cara de amador”? Danna Franca mostra alguns dados sobre o assunto.
Somos Rasgo, um estúdio especializado em Branding & Design. Curtiu o conteúdo? Encaminhe este e-mail para alguém que também é Brand Maker.
→ Para conferir cases, dia a dia e outros conteúdos acesse o nosso Instagram.
→ Também estamos no TikTok com vídeos sobre rotina, branding e os nossos projetos.
Até a próxima. 👋