#43 - A primeira impressão é importante.
Como a Neugebauer aumentou as vendas em 40% apenas mudando uma embalagem?
Há muito tempo, antes de existir qualquer forma de comércio em massa como conhecemos hoje, as pessoas adquiriam ou trocavam produtos diretamente com as famílias que os fabricavam. Com o surgimento das feiras, esse contato direto com a origem da mercadoria muitas vezes deixou de ser possível. Foi nesse contexto que as marcas e as embalagens se tornaram essenciais, não apenas para indicar a procedência dos produtos, mas também para contar suas histórias.
Hoje, temos um mar de gôndolas em supermercados, repletos de produtos parecidos com benefícios funcionais estampados em cada embalagem. Nesse jogo de “quem consegue gritar mais”, uma embalagem pensada, que ainda conta uma história, certamente consegue chamar a atenção.
Criando narrativas através da embalagem
A Neugebauer é a primeira fábrica de chocolates do Brasil, fundada em 1891. Após uma longa história na criação de sabores únicos e inovadores, a marca foi pioneira mais uma vez em 2005, ao lançar a barra de chocolate napolitano (chocolate branco, preto e recheio de morango).
O produto foi até premiado pela inovação que trouxe ao mercado de chocolate, mas chegou um momento em que a embalagem ficou defasada e precisava ser atualizada. Isso aconteceu em 2022, quando a marca decidiu reinventar a identidade visual do Napolitano.
A nova embalagem trouxe ilustrações exclusivas, que contam uma história iniciada no avô apresentando o chocolate Neugebauer ao seu neto. A criança então cresce, encontra o amor da sua vida, e no fim, encerra o ciclo entregando a barra à sua netinha.
O novo design da embalagem buscou, além da estética inovadora e que se destaca na gôndola do supermercado, conquistar um público mais jovem e gerar valor para a marca.
Recentemente, nos deparamos com um vídeo da John&Hackmann (agência de design que fez o redesenho da embalagem do Napolitano), onde Ricardo Vontobel (presidente da Neugebauer Alimentos S/A) fala sobre os resultados da renovação. Segundo Ricardo, a nova imagem do Napolitano trouxe um vínculo muito mais próximo com o consumidor em relação à marca, além de um resultado efetivo no aumento de distribuição e vendas do produto (o crescimento do volume de vendas foi mais de 40%).
💡 Insight para iniciar a semana: Desde que um produto ou serviço seja bom o suficiente para fidelizar um cliente, uma estratégia de comunicação bem pensada ajuda a vender. Pense como se a marca fosse uma pessoa: a beleza pode até atrair no primeiro momento, mas apenas o conteúdo vai tornar tudo ainda mais interessante e gerar uma conexão válida.
A embalagem é o que toca o consumidor no primeiro momento. Obviamente, ter uma boa qualidade de produto importa, mas um bom produto com uma má embalagem não se sustenta.
-Ricardo Vontobel
Outros destaques da última semana:
Um e-mail de confirmação de compra da Boca Rosa deu o que falar, devido ao texto mal escrito (duas análises muito interessantes sobre isso: aqui e aqui).
Esse comunicado bem-humorado da Tigre, empresa de tubos e conexões, que quer deixar bem claro que a empresa não tem nada a ver com o jogo do tigrinho.
A campanha de lançamento do novo carro da BYD, nomeado “King”, traz Pelé como garoto propaganda.
Hey! você já viu esse conteúdo?
Somos Rasgo, um estúdio especializado em Branding & Design. Curtiu o conteúdo? Encaminhe este e-mail para alguém que também é Brand Maker.
→ Para conferir cases, dia a dia e outros conteúdos acesse o nosso Instagram.
→ Também estamos no TikTok com vídeos sobre rotina, branding e os nossos projetos.
Até a próxima. 👋