#14 - O melhor marketing é servir sua comunidade
Se você tem uma empresa, provavelmente investe muito do seu tempo pensando qual é a melhor forma de divulgar seu negócio, qual é a melhor ferramenta para trazer novas vendas, se faz sentido estar em uma nova rede social ou se você deveria estar gastando sua verba comprando espaço em alguma outra mídia.
A verdade é que tudo isso pode ser eficiente, mas precisamos sempre lembrar que todas as formas e formatos de publicidade e marketing são apenas meios de alcançar resultados, e não o objetivo final. Além disso, essas ferramentas se transformam e são atualizadas com velocidade cada vez mais frequente.
Mas tem uma coisa que nunca muda: empresas são criadas para servir pessoas.
E essas pessoas, quando conectadas por objetivos, necessidades, desejos ou interesses em comum, formam uma comunidade.
A good times corporation
Em 2006, os amigos Deco Neves e Lucas Stegmann decidiram criar uma produtora de vídeos, chamada Bolovo. A abordagem criativa e diferente do negócio acabou chamando atenção da MTV, com quem a Bolovo fechou parceria em 2009 e produziu 6 temporadas de um programa onde mostravam suas viagens e aventuras pelo Brasil.
Hoje em dia a Bolovo continua produzindo vídeos, principalmente para divulgar sua outra área de atuação: o segmento de vestuário. Autodenominada como “uma marca de espírito livre comprometida em fugir do tédio para experimentar ideias originais”, a Bolovo nutre a comunidade de pessoas que se conectam com esse mesmo ideal.
Em uma campanha recente, intitulada “born to travel, forced to work” (nascido para viajar, forçado a trabalhar) a marca nutre a comunidade não apenas com roupas, mas com o lifestyle característico que defende desde os tempos de MTV. Nos vídeos de divulgação, três funcionários da Bolovo foram enviados em uma viagem e precisam cumprir suas tarefas rotineiras em situações inusitadas: desde fazer o teste de qualidade dos produtos da coleção no meio do mato até disponibilizar as peças para venda no site em uma praia com acesso limitado à internet.
O resultado é uma campanha muito bem humorada que conecta com todos aqueles que sonham em viajar pelo mundo mas precisam de um emprego fixo para pagar as contas.
Note que no caso da Bolovo (e também de outras inúmeras empresas) não são necessariamente os produtos que nutrem a comunidade, mas sim o significado que está por trás disso. A construção de comunidade é um trabalho da marca de escolher quem ela vai ajudar a defender, e entregar algo de valor para essas pessoas.
No que você acredita? Quais são seus valores? É o conjunto de atributos que fazem a gente ser quem é. Essas crenças vão dizer quem somos, se as pessoas fazem ou não parte da nossa comunidade. Para ser lembrado, precisam ser claros com os nossos valores. Quando alguém começa a falar de suas crenças, ou somos atraídos ou afastados.
-Patrick Hanlon
Somos Rasgo, um estúdio especializado em Branding & Design. Trabalhamos com estratégia, narrativa e criatividade para negócios em crescimento.
Curtiu o conteúdo? Encaminhe este e-mail para alguém que também é Brand Maker. Para conferir cases, dia a dia e outros conteúdos acesse o nosso Instagram aqui embaixo. Até a próxima. 👋