âCronicamente onlineâ jĂĄ se tornou um conceito conhecido entre pessoas que estudam ou apenas vivem a internet como se nĂŁo houvesse separação entre real e virtual.
O termo descreve aquela coisa de estar sempre conectado Ă internet, de forma contĂnua ao longo do tempo. Quem estĂĄ cronicamente online entende facilmente uma referĂȘncia a um tweet ou meme, estĂĄ ligado nas novidades e Ă© absolutamente fluente na linguagem das redes sociais.
Em uma pesquisa global realizada pela Mckinsey, 50% dos entrevistados citaram a autoexpressĂŁo e a conectividade social como aspectos positivos das mĂdias sociais. As geraçÔes Z e Millennial sĂŁo as que mais verificam as redes, chegando a passar mais de duas horas por dia online. Â
PorĂ©m, outro estudo publicado pela revista cientĂfica âPreventive Medicine Reportsâ em 2018 indica que muito tempo gasto em jogos, smartphones e televisĂŁo podem estar associados a nĂveis elevados de ansiedade e depressĂŁo em crianças a partir dos dois anos de idade. Efeitos como menos curiosidade e autocontrole, menos estabilidade emocional e maior incapacidade de terminar tarefas podem ser observados nestes casos.
â Nesse vĂdeo do TikTok, a Isa Gaidys fala sobre a perda de autenticidade por estar cronicamente online e o cansaço que gera acompanhar todas as trends do momento.
â Neste outro vĂdeo sobre tendĂȘncias de comportamento de consumo, LetĂcia Vaz fala sobre como estar online por longos perĂodos causa a dissociação do tempo e faz com que as pessoas queiram controlar o uso das redes sociais. Essa tendĂȘncia estĂĄ levando as marcas a criarem formas de manter contato com seus clientes que nĂŁo sejam apenas pela internet.
As marcas jĂĄ perceberam esse movimento.
Em resposta a essa tendĂȘncia de âdesintoxicarâ das redes sociais, as marcas tem pensado cada vez mais em criar experiĂȘncias offline para o seu pĂșblico. Ă o caso do outdoor do McDonaldâs, que evocava uma memĂłria olfativa do cheiro da famosa batata frita da rede de Fast Food (falamos sobre isso nessa newsletter).
Na Ășltima semana, a Mattel (em parceria com a fabricante da Nokia) lançou o celular da Barbie, que nĂŁo tem conexĂŁo com a internet. A ação nĂŁo Ă© uma resposta aos anseios da Gen Z pelo detox digital, mas tambĂ©m do gosto dessa geração pela estĂ©tica retrĂŽ.
Reforçando a tendĂȘncia, a Heineken tambĂ©m criou seu âdumbphoneâ, que permite fazer ligaçÔes e tirar fotos em baixa resolução, mas sem acesso Ă s redes. O objetivo Ă© convidar o pĂșblico a ter mais tempo para conexĂ”es reais em vez das virtuais.
âAs marcas perseguem incansavelmente a juventude, despejando recursos na captura da sempre elusiva Geração Z. No entanto, em um irĂŽnico twist, a juventude de hoje persegue o passado enquanto vasculha um ciclo de nostalgia.â
- RelatĂłrio de tendĂȘncias da agĂȘncia Morning, 2024
đĄ Para aplicar ainda hoje: Considere sua marca alĂ©m do universo online. Pense em açÔes que geram experiĂȘncias que o seu cliente gostaria de viver, para tangibilizar a presença da marca tambĂ©m no dia a dia fĂsico.
đ„ Inbox: conteĂșdos que a equipe Rasgo compartilhou entre si
Essa marca chamada Trikko, que utiliza mistério, escassez, uma boa narrativa e uma impecåvel construção de comunidade para vender seus produtos. E tå dando certo.
Essa designer que cria posters mesclando mĂșsicas com estĂ©ticas especĂficas. Neste caso, a mĂșsica Ă© do Talking Heads e a estĂ©tica Ă© o âCurly Girlyâ. Nada a ver uma coisa com a outra, mas no final fica um resultado super interessante.
JĂĄ teve um momento de inspiração criativa que fez vocĂȘ sentir como se estivesse Ă beira de uma ârevelaçãoâ? Esse vĂdeo fala sobre como o budismo caracteriza isso como âSatoriâ.
A novela da Globo mais falada do momento nĂŁo Ă© oficial: âPĂ© de Chinesaâ Ă© uma obra criada por fĂŁs que mantĂ©m toda a vibe de uma novela da Globo: desde a mĂșsica de abertura atĂ© os atores âconvidadosâ e o estilo de narrativa.
Somos Rasgo, um estĂșdio especializado em Branding & Design. Curtiu o conteĂșdo? Encaminhe este e-mail para alguĂ©m que tambĂ©m Ă© Brand Maker.
â Para conferir cases, dia a dia e outros conteĂșdos acesse o nosso Instagram.
â TambĂ©m estamos no TikTok com vĂdeos sobre rotina, branding e os nossos projetos.
AtĂ© a prĂłxima. đ